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Nesta crise, muitas marcas estão a tentar manter-se relevantes e inspiradoras para os seus clientes. E fazem-no essencialmente de duas formas: com acções de responsabilidade social e com peças criativas que passam informação útil ou sublimam a vida em casa.
A primeira razão para querermos, nesta altura, que uma marca comunique connosco é sentirmos que ela está a participar no esforço colectivo. Aceitamos também conteúdos "quentes", relacionados com a situação em que vivemos, como conselhos, informação útil, posts inspiradores nas redes sociais, que são o melhor local para manter a proximidade com os consumidores.
Mas é fundamental que as acções e as mensagens sejam perfeitamente compatíveis com aquilo que as empresas fazem. Ligações forçadas serão rejeitadas.
Recolhi algumas acções de responsabilidade social de empresas em Portugal.
O Grupo Nabeiro produz agora, na sua fábrica de fardas de trabalho, máscaras que são distribuídas pelos hospitais.
A Galp pôs à disposição da DGS os mupis que tinha comprado para uma campanha comercial.
No campo da publicidade, destaco o filme produzido pela Dove e pela equipa de brand entertainment da SIC. Um conteúdo adaptado ao momento e pertinente para a oferta da marca.
E ainda o filme da Ikea, mais uma vez pertinente e coerente com a marca.
Quem quiser partilhar outras iniciativas das marcas e das empresas, é bem-vind@.
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