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E se víssemos os anúncios uns dos outros?

por Alda Telles, em 05.05.10
[caption id="attachment_295" align="alignnone" width="305" caption="Campanha da marca de genéricos Winthrop - Outubro de 2009"][/caption][caption id="attachment_296" align="alignnone" width="221" caption="Campanha Vulcano - Abril 2010"][/caption]Ao ver estas duas campanhas, em que a imagem utilizada é a mesma, apetece-me perguntar onde andam os criativos da nossa praça?!?!O recurso a bancos de imagens é prática comum, mas não o deveria ser também a análise do mercado, principalmente num mercado de reduzida dimensão, como é o caso do português?

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publicado às 17:41

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3 comentários

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De Lulu Asma a 05.05.2010 às 19:29

Não me choca. Nem me parece que haja motivo para buz.

A coincidente utilização de imagens não significa necessariamente - como é patente neste caso - que haja falta de criatividade, ou inpsiração de uma na outra.

As imagens são escolhidas directamente nos sites dos bancos de imagem, com uma pesquisa por palavras-chave, por isso é natural que apareçam em várias pesquisas, mas na altura da compra dos direitosm, os bancos de Imagem até informam quando uma imagem está a ser utilizada por outro cliente e há riscos de conflitos.

No caso desta coincidência:
- o conceito é totalmente diferente (pelo que não há que questionar os criativos nacionais).
- as imagens até foram customizadas para servirem os propósitos e as mensagens da sua utilização
- os targets a que se dirigem são totalmente diferentes,
- As veiculações não são simultâneas...
- Ñão sabemos onde foram veiculadas, com que intensidade...

Quando se fala em fazer benchmark ao mercado, verifica-se em prioridade o mercado concorrente. É utópico poder prenteder conhecer tudo o que se faz em publicidade, mesmo num país como Portugal.
Quanto muito pode dizer-se que esta imagem tem valor, e que há falta de mais imagens de qualidade.
Resumindo: os Lusíadas e os Maias foram escritos com as mesmas palavras, mas nem por isso os seus autores deixaram de ser criativos.
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De Joana Valeriano a 06.05.2010 às 09:05

Ao recorrermos a Bancos de Imagem, corremos sempre o risco da imagem por nós escolhida o ser também escolhida por outra empresa. Quando questiono onde andam os nossos criativos, e quando sugiro a análise do mercado, é justamente por saber que o nosso mercado é tão pequeno em que, regra geral, tudo se sabe e conhece, facto que nos possibilita a avaliação concreta na utilização de determinadas imagens ou conceitos.

No caso desta imagem em particular, ela foi também utilizada para ilustra a capa de um livro de Jorge Bucay, revelando a excelente qualidade da imagem em causa.
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De Cláudia Bernardo a 06.05.2010 às 09:52

Obviamente que a criatividade de uma campanha não se esgota na utilização de uma imagem....seríamos todos “criativos” se assim fosse.
No entanto, parece-me que neste caso específico os bancos teriam seguramente uma alternativa de imagem que servisse os objectivos da campanha e do cliente, não desvirtuando o conceito criativo. É caso para dizer “não havia necessidade”....

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