Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Uma empresa americana de listagem de empregos online, a CareerCast, fez a lista das dez profissões mais stressantes em 2013. A Forbes fez um artigo sobre essa lista. Embora reflicta a realidade dos Estados Unidos, o ranking parece-me bastante plausível em qualquer geografia.
A CareerCast considerou as 200 profissões da sua base de dados e analisou onze requisitos profissionais que provocam mais stress, incluindo viagens, potencial de evolução, competitividade, exigência física, condições ambientais e risco de vida própria ou para os outros.
O Executivo de Relações Públicas surge a meio da tabela, logo a seguir ao Coordenador de Eventos (função que muitos RP acumulam também). Os jornalistas - mais concretamente, os repórteres de jornais, estão menos sujeitos ao stress e estão num confortável 8º lugar. Os taxistas, que parece que vão explodir a qualquer momento, estão no fim da tabela.
Ou seja, antes de nós, só mesmo militares e bombeiros. Para quem ainda está a decidir que carreira escolher, caso esteja a pensar em Relações Públicas ou Jornalismo, recomenda-se que faça primeiro um stress-test.
Fica aqui a lista completa:
1. Miltares alistados
2. General militar
3. Bombeiro
4. Piloto aéreo
5. Coordenador de Eventos
6. Exceutivo de Relações Públicas
7. Executivo senior de Empresa
8. Repórter de jornal
9. Polícia
10. Taxista
*post dedicado ao meu colega Rui Calafate
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.