Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Morreu ontem Joseph Napolitan, considerado o pai da consultoria política moderna.
Fundador da Napolitan Associates, ajudou à vitória de John Kennedy e de Lyndon Johnson nos Estados Unidos, ou de Ferdinando Marcos nas Filipinas e Giscard d’Estaing em França. Trabalhou centenas de campanhas políticas e foi conselheiro, por exemplo, de Boris Yeltsin e Howard Dean.
Foi fundador da American Association of Political Consultants e da International Association of Political Consultants.
O seu livro “The Election Game and How to Win It”, de 1971, continua a ser uma bíblia para a gestão de campanhas políticas.
Mais recentemente, em 1986, deu uma palestra na Conferência Anual da International Association of Political Consultants que reuniu depois num pequeno livro: "100 things I have learned in 30 years as a political consultant".
Deixo aqui algumas das dicas que Joe Napolitan partilhou com os seus colegas:
- A estratégia é o factor mais importante de uma campanha
- O efeito do "voto no candidato ganhador" não existe
- As sondagens são essenciais mas não nos podemos deixar enganar
- Um partido dividido perde força
- O timing é essencial: usar um tema demasiado cedo - ou demasiado tarde - pode anular o seu impacto
- Nunca subestimes a inteligência do eleitorado
- Não subestimes o impacto de um governo impopular
- A percepção é mais importante que a realidade
- Devemos proteger primeiro o nosso território (base de apoio)
- Mas não temas invadir o território da oposição
- Nunca é demasiado cedo para iniciar uma campanha
- Se o candidato não segue os nossos conselhos, é melhor ir embora
- Repetir constantemente as mensagens
- Cuidado com os voluntários. Amadores apaixonados não podem tomar decisões.
- O inimigo do teu inimigo não é necessariamente teu amigo. Esta frase, que deu título ao post, é das minhas preferidas. Serve para a política e para a vida em geral. Estes novos amigos que se "transferiram" podem rapidamente tornar-se também teus inimigos.
Uma tradução castelhana deste livrinho pode ser acedida aqui.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.