Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Turismo digital, isso dá dinheiro?

por Alda Telles, em 24.07.14

O Turismo de Portugal deixa de patrocinar o Rally de Portugal. Não sei se é boa ou má ideia, não conheço os números do retorno deste investimento.

Mas a explicação dada pelo responsável deixou-me preocupada. Diz ele "A decisão de não concessão de apoio financeiro está alinhada com a estratégia de promoção definida para o Destino Portugal, que passou a focar-se na comercialização, nomeadamente através da captação de rotas aéreas e de parcerias com operadores turísticos, e na adaptação da promoção externa ao marketing digital."

 

Esta visão, sobretudo a que respeita à aposta no "marketing digital", é assustadora. Parte do princípio que os estrangeiros "compram" Portugal por via digital. Umas boas imagens, forte "engagement" com os internautas, muitos "likes" nas redes sociais, muita oferta low cost, e o país está vendido.

 

Ora parece-me que se está a fazer uma grande confusão entre a promoção de um destino e a oferta de um destino.

 

Portugal está de facto a aumentar muito a sua visibilidade graças à promoção digital, e a sua acessibilidade graças a maior oferta de voos e pacotes turísticos. Mas se não tiver mais para oferecer do que praias e património histórico, a procura acabará por estagnar.

 

A oferta de eventos de qualidade, e únicos, são imprescindíveis na consolidação de um destino. É o caso dos festivais de verão, que atraem cada vez mais público estrangeiro. É o caso do Tour de France, que consolida a imagem de um dos mais belos países europeus. Até existe uma coisa chamada "turismo de eventos".

 

Repito, não sei se o Rally de Portugal tem um retorno suficiente que justifique os milhões que lhe têm sido adjudicados. Mas a visão transmitida pelo Turismo de Portugal parece curta. Não é o turismo digital que dá dinheiro, é o turista real que compra bens, serviços e eventos reais.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:08

Mensagens



Pesquisar

  Pesquisar no Blog





Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2011
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2010
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D

Calendário

Julho 2014

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.