Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Blogs e ética

por Alda Telles, em 14.04.10
As conversas são como as cerejas e cá volto eu ao tema. Mas as questões de ética são um dos meus campos de interesse e o facto praticamente estabelecido que os bloggers não estão sujeitos a códigos de ética ou deontológicos é mais um daqueles temas que acredito que vão evoluir.Reportando-me mais uma vez à realidade norte-americana, onde já vimos que os blogs são verdadeiros media e muitos bloggers se equiparam a jornalistas, deparei-me com o famoso colunista e blogger do New York Times, David Pogue e a sua "Note about Ethics and Disclosure". Não é o facto de não ser jornalista que impede Pogue de declarar os seus interesses e de seguir princípios no que respeita à cobertura que faz de temas e produtos, incluindo não aceitar ofertas das marcas e empresas e chega ao ponto de não deter acções de companhias sobre as quais escreve.Eu diria que este código é mais restritivo que o de muitos jornais. Para não falar do de colunistas.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:11

Mensagens


1 comentário

Sem imagem de perfil

De cjt a 14.04.2010 às 16:43

oh!... isto dá uma discussão!...
para começar, acerca da possibilidade egectiva de um "código blogger" - existem já muitos rascunhos e manifestos, mas a controvérsia existente é em demasia para que se consiga uma solução. aliás, solução não é o termo adequado, já que a esmagadora maioria dos bloggers crê que um código só viria estragar tudo.
há cerca de dois anos, creio, este assunto foi amplamente discutido na blogosfera por moi même, pelo paulo querido, pelo alexandre gamela, entre muitos outros (desculpem, mas não vou dar seca)... e não se chega a conclusão. eu próprio mudo de opinião acerca deste assunto como o diabo muda d camisa (não sei de onde veio esta :-) ).

mas o caso apresentado no post acima é particular, tratando-se de alguém que faz profissão da crítica. note-se que eu disse da crítica.
embora possa considerar que a oferta de um produto não esteja, em si, a condicionar a crítica, tal obrigaria a que todos oferecessem os produtos para manter as condições subjectivas de igualdade. ou isso, ou nenhuns...
mas creio realmente que a matéria em questão é completamente diferente da de um publicitário que faça posts por contrato. esses sim, ficam com o produto e com o pagamento...

no mau caso particular, escrevi em tempos um post que obteve algumas reacções, curiosamente do meio da comunicação e rp. escrevia eu que estava farto de receber pedidos de publicação sem que ao menos me oferecessem, sei lá, as fotocópias do livro a publicitar! houve uma editora que me disse algo do género "se necessitar de cópias das publicações ou mais material de apoio, não hesite contactar-nos, enviaremos o material para a morada que indicar"... nem cópias, nem material de apoio,... nem post. :-)

mas isto é assunto a desenvolver, lá isso é. eu também já estou a perder (?) algum tempo com isto... agora a coligir e a publicar aluns estudos e opiniões académicas acerca da relação dos blogs e jornalismo... vai ser lindo.

abraço,
cjt

Comentar post



Pesquisar

  Pesquisar no Blog





Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2011
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2010
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D

Calendário

Abril 2010

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.